4 de março de 2013

Napoleão Bonaparte - 7ª série / 8ª ano (1ª Bimestre)


Napoleão Bonaparte (em francêsNapoléon Bonaparte, nascido Napoleone di BuonaparteAjaccio15 de agosto de1769 — Santa Helena5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. 

Napoleão Bonaparte foi um símbolo do expansionismo na França. O pequeno italiano de 1,67m revolucionou a política do final do século XVIII, tornando-se Imperador da França, uma das maiores potências europeias de sua época. Isso tudo após a Revolução Francesa, maior revolução popular e política da história da humanidade.

Um dos maiores e ousados estrategista de guerra, Napoleão nasceu na Córcega, em sua juventude seu pai o mandou para estudar em um colégio na França a genialidade estava no sangue nobre dele, tanto que com 19 anos de idade tornou-se tenente do exército francês, o desenvolvimento de Napoleão na área militar era sempre extraordinário  tanto que com a idade de 27 anos  já era vitorioso em várias guerras e, também tinha se tornado general. Uma coisa muito importante para falar de Napoleão, era o incentivo que dava aos seus soldados antes de cada batalha enfrentada, o que resultava obviamente em vitória para o seu exército. Em 1813, a Sexta Coligação derrotou suas forças em Leipzig(Alemanha). No ano seguinte, a coligação invadiu a França, forçou Napoleão a abdicar e o exilou na ilha de Elba. Menos de um ano depois, ele fugiu de Elba e retornou ao poder, mas foi derrotado na Batalha de Waterloo, em junho de 1815. Napoleão passou os últimos seis anos de sua vida confinado pelos britânicos na ilha de Santa Helena. Uma autópsia concluiu que ele morreu de câncer no estômago, embora haja suspeitas de envenenamento por arsênio.







Fonte: Retraços da História



CÓDIGO CIVIL NAPOLEÔNICO


O Conceito de Código civil, o que é?
O código civil é a estrutura legal que congrega e sistematiza as normas jurídicas dispersas do direito consuetudinário que é o direito baseado na tradição moral e dos costumes, e do direito escrito, editadas e criadas para regular direitos, obrigações de ordem privada concernentes às pessoas, aos bens e suas relações.











Vejam esse vídeo sobre "Napoleão Bonaparte":







O Congresso de Viena foi uma conferência entre as potência vencedoras da batalha contra o Império de Napoleão, que ocorreu entre 1 de Outubro de 1814 e 9 de Junho de 1815. Os objetivos desses países eram redesenhar o mapa político europeu, restabelecer a ordem na França e equilibrar suas forças, no sentido de garantir a paz na Europa. 


Representantes do Congresso de Viena: Klemens Wenzel Von Metternich (Príncipe da Áustria), Karl August Von Hardenberg (Príncipe da Prússia), o chanceler Wilhelm Von Humboldt, Charles Maurice de Talleyrand Périgord (França)







Vejam esse vídeo sobre "Era Napoleônica e Congresso de Viena": 







 Divisão territorial Congresso de Viena




"Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir". 

 Napoleão Bonaparte



Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte
http://www.variedades1.com/2012/04/quem-foi-napoleao-bonaparte.html



Deixe seu comentário 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.