12 de março de 2013

Trabalho Escravo na Atualidade! (Revolução Industrial) * 7ª série / 8ª ano (1ª Bimestre)

Em Pleno Século XXI o Trabalho Escravo Ainda Existe no Brasil 

Hoje, as pessoas estão vivendo em regime de escravidão em países de todo o mundo. A escravidão está escondida em fábricas, fazendas, e de portas fechadas, em casas e outros locais nas cidades e vilarejos de nações mais ricas e mais pobres do mundo. Mas com o poder de um movimento mundial, redes sociais e tecnologias, podemos expor esses crimes ocultos - de modo que a esta seja a última geração que precisa lutar contra o comércio de vidas humanas.
.

Crianças em idade de frequentar o ensino pré-escolar são vendidas a traficantes e forçadas a trabalhar como escravas.

Estádio Jawaharlal Nehru, em Nova Délhi, registra uma cena bizarra: crianças transformadas em operárias. A Índia, que atrai grandes empresas por oferecer mão de obra extremamente barata (o que para muitos é um pleonasmo para escravidão), permite que meninos e meninas utilizem pás e enxadas quase do tamanho deles. Algumas delas teriam entre 4 e 6 anos
Os pais que trazem os seus filhos para o trabalho pesado recebem um bônus para comprar pão e leite.




Mais de 2 mil pessoas foram libertadas da escravidão em 2012
O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) encerrou o ano de 2012 contabilizando a libertação de 2.094 trabalhadores de condições análogas à escravidão. Os resgates ocorreram em 134 estabelecimentos, entre fazendas, carvoarias, canteiros de obra, oficinas de costura e outros, conforme levantamento feito com base em informações sobre operações de resgate.



Muitas usinas que fabricam álcool combustível e açúcar para exportação usam mão de obra irregular, em condições análogas às de escravos






As Garotas da Fábrica de Leslie T. Chang, mostra o  trabalho escravo de muitas das mulheres na China.


Fonte:
http://amazonia.org.br/2013/01/mais-de-2-mil-pessoas-foram-libertadas-da-escravid%C3%A3o-em-2012/ (acesso em 11/03/2013 as 20H)

http://www.walkfree.org/pt/learn (acesso em 11/03/2013 as 20H)


http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_escravo_no_Brasil (acesso em 11/03/2013 as 20H)


Deixe seu comentário 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.